Páginas

domingo, 4 de janeiro de 2009

Tempo Para Mim


[ imagem: Edgar Degas - Depois do banho, 1895]

Me ocorreu agora a pouco uma explicação sobre TPM que ouvi determinada vez que organizei uma palestra no dia da mulheres. Uma senhora, já idosa, depois de cantar como participante de um coral e de falar sobre a própria vida, entre tantas coisas bonitas , olhou a platéia e disse mais ou menos assim:

- Meu marido desde que casou comigo sabe que quando estava no período de tensão pré-menstrual o "T" o "P" e o "M", essas três letrinhas significavam Tempo Para Mim. E nunca me encheu a paciência.

Isso foi muito engraçado, bonitinho e muito sensível da parte dela significar dessa forma um período tão intenso. Olha não é fácil não. É a preparação do teu corpo inteiro para a afirmação do 'ser mulher'.

O meu Tempo Para Mim, veio acompanhado de sensações nostálgicas, umas lagrimazinhas que caíram ao ouvir uma música aqui, ou ler um livrinho acolá. Mas ainda assim, acredite, mesmo com o corpo alterado pela retenção de líquido, a insônia, os enjôos, as dores nas pernas, nas costas, na cuca ou o desassossego dos sentimentos, ainda assim é lindo lindo lindo [um zilhão de vezes] essa natureza de ser mulher.


Mas a senhorinha tem razão... É um momento muito teu, pessoal, silencioso por dentro ( como se te colocasse frente a frente com um furacão, só que você não sente medo) .Tudo fica parecendo maior, mais claro (ou não, rs!). Talvez seja um tempo de chamar atenção para dentro. Dentro do peito pela intuição. Isso direciona o caminhar.

Só entende a profundidade dessa dimensão [maior] da natureza feminina quem possui , como canta o Tom Zé, a "taça sagrada da vida".

2 comentários:

Mônica. disse...

"Em cada luz de mercúrio
vejo a luz do teu olhar
Passas praças, viadutos
Nem te lembras de voltar, de voltar, de voltar

No Corcovado, quem abre os braços sou eu
Copacabana, esta semana, o mar sou eu
Como é perversa a juventude do meu coração
Que só entende o que é cruel, o que é paixão"

:DDD

Aline Lima disse...

Tirando onda só pq eu esse mês tou chorona e chorei ouvindo essa aí né? =P E daí hein? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

¬¬